Created jtemplate joomla templates

portugal-flag england-flag bw

  • Monitorização de Emissões
    Monitorização de Emissões

 

 

Notícias

DMS

BHB SUBSTITUI E RENOVA SISTEMA DE SUPERVISÃO DE EMISSÕES

A BHB e a sua representada DURAG Data Systems forneceram o novo Sistema de Supervisão para as emissões das chaminés da Central do Caldeirão e do Belo Jardim para a Electricidade dos Açores.

 

O D-EMS 2000 é o unico Sistema de Gestão de Dados Ambientais que corresponde a todos os requisitos legais vigentes aos dias de hoje, sendo conceptualmente preparado para todas as directivas futuras. 

O hardware e software que constituem este Sistema foram devidamente verificados pelo Instituto Alemão TÜV, que aferiu e certificou o cumprimento dos regulamentos europeus para Centrais Eléctricas (Directiva 2001/80/EC) e Incineradores de Resíduos (Directiva 2000/76/EC).

O sistema cumpre e encontra-se certificado de acordo com o Standard Europeu EN 14181, sendo igualmente certificado no normativo EN 15267(QAL1) e cumprindo com todos os requisitos nacionais, nomeadamente o VDI 4201 (Interfaces Digitais).

Desta forma, o D-EMS 2000 permite a recolha, cálculo, arquivo a longo prazo e visualização de dados ambientais das mais diversas áreas, operando em ambiente Windows. É também compatível para trabalho em rede e tem todos os requisitos de um software moderno, passível de ser integrado com todos os tipos de comunicação.

Munido de uma estrutura modular é extremamente versátil, oferecendo a possibilidade de implementação das mais diversas soluções específicas, garantindo a sua adequação não só para os sistemas mais complexos, bem como para os mais pequenos.

Para a Central do Caldeirão e do Belo Jardim foram instalados dois sistemas autónomos de aquisição de dados D-MS 500 FC, com capacidade de receber 48 entradas analógicas e 60 entradas digitais, garantindo que em caso de falha do servidor, os dados continuam a ser armazenados nas unidades durante um período de 90 dias. Desta forma, após o restabelecimento das condições operacionais, todos os valores crus guardados, serão automaticamente transferidos para a estação de trabalho e todos os cálculos bem como protocolos serão criados correctamente e na ordem apropriada.

Os dados respeitantes à monitorização encontram-se ligados por comunicação série (TCP) dos D-MS 500 FC-DL à estação de trabalho (servidor) D-EMS 2000PC (onde ocorrem todos os cálculos, o seu arquivo e visualização).

Na estação de trabalho (servidor) todos os dados das emissões são calculados, normalizados, integrados e arquivados de acordo com as Directivas Europeias e/ou Directivas Nacionais de monitorização de emissões.

Conforme desejado, todos os valores minuto a minuto, todas as médias de (meias) horas e diárias por mais de 10 anos são guardadas e podem ser visualizadas em tabelas ou graficamente, bem como os relatórios de erros ou de manutenção.

O sistema implementado inclui um módulo para cálculo de deriva e precisão dos sistemas de acordo com EN 14181 QAL 3, incluindo apresentação gráfica e numérica, bem como gestão da documentação.

Tratando-se de uma solução de elevada escalabilidade, permite que estações de trabalho adicionais ou outros utilizadores possam ser conectados por rede, com diversas funções, a partir de uma licença de visualização WinDEva. No escritório central da EDA foi instalado uma licença cliente do Windeva de modo a poderem efectuar ligação as duas centrais.

. 

Saiba mais sobre Sistemas de Supervisão de Emissões, clicando aqui.