Подгузники, подгузник, многоразовые подгузники
Автомобильные GPS навигаторы

Created jtemplate joomla templates

portugal-flag england-flag bw

  • Monitorização de Emissões
    Monitorização de Emissões

 

DESTAQUE

 

HACH FLO-DAR® – A SOLUÇÃO ÓPTIMA PARA A MEDIÇÃO DE CAUDAL EM SUPERFÍCIE LIVRE

 

O Hach FLO-DAR® é um medidor de caudal de características não intrusivas, que utiliza em simultâneo a tecnologia de medição por radar e ultrassónica. O sensor de radar mede a velocidade enquanto o sensor ultrassónico mede o nível do fluido. Associado ao caudalímetro encontra-se um transmissor, passível de ser configurado para cada tipo de aplicação, ficando o controlador responsável por todos os cálculos

Esta tecnologia de medição é especialmente relevante para locais onde os níveis de escoamento são reduzidos e em situações em que o fluido contêm sólidos. De facto, nestas situações os sensores submersos permanentes são ineficientes por força do elevado desgaste provocado pelos sólidos arrastados pelo fluido, bem como pelas gorduras e incrustações que se depositam nos sensores. A contaminação dos sensores influencia de forma determinante os registos efectuados, dando origem a elevadas incertezas na medida bem como obriga a manutenções mais frequentes.

  

FLO-DAR CONDUTA

Acima - Pormenor da instalação do Hach FLO-DAR® para a medição de caudal num canal de irrigação de campos agrícolas.

 

MEDIÇÃO DA VELOCIDADE

Para a medição da velocidade do fluido é emitido um feixe de radar na frequência de 24Ghz. O feixe emitido pelo transdutor, é depois reflectido pelo fluido até ao emissor, cabendo ao controlador converter a velocidade superficial em velocidade média por intermédio de um algoritmo. É possível medir a velocidade numa âmplitude compreendida entre 0,23 e 6,1 m/s

MEDIÇÃO DO NÍVEL

Para medição do nível do fluido é utilizado a tecnologia ultra-sónica, onde um transdutor emite impulsos em direcção à superfície do líquido a medir, sendo os sinais reflectidos lidos pelo receptor. A variação temporal determina o nível a que está o fluido. É possível medir o nível numa gama compreendida entre 0 e 6,1m.

MEDIÇÃO DO CAUDAL

O cruzamento das tecnologias supracitadas determina com elevado grau de fiabilidade a medida do caudal. Desta forma, é possível realizar a medição do caudal de qualquer tipo de fluido, em qualquer canal ou conduta, pois o sistema não irá ser afectado pelas variáveis mais comuns inerentes ao tipo de aplicações a que se destina, tais como a temperatura do fluido, o seu pH, a sua condutividade ou a presença de partículas sólidas. 

  

FLO-DAR DIVERSOS

 Acima - Detalhe da aplicação do Hach FLO-DAR® em diversos tipos de superfícies livres.

 

ALIMENTAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS

A alimentação do medidor de caudal portátil será efectuada com recurso a um conjunto de baterias internas recarregáveis que se inserem no interior do involucro do logger. O modelo fixo alimentado pela rede suporta uma tensão de 230VAC/ 24VDC, podendo ser acoplado a um painel fotovoltaico para consumo de energia alternativa.

A visualização de dados é realizada a partir do ecrã do controlador mural sendo que os dados registados pelo data-logger são disponibilizados através de USB e RS232 (modelo portátil) ou por intermédio de USB e RS485 (modelo fixo). Opcionalmente, poder-se-á enviar os dados em tempo real para uma plataforma web.

Existe um conjunto de softwares de fábrica dedicado à análise profissional dos dados recolhidos, sendo possível realizar o seu download gratuito no website do fabricante. 

 

 FLO-DAR PORTATIL E FIXO

Acima - Detalhe das duas versões do sistema - a de instalação fixa (à esquerda) e a portátil (à direita).

 

 

voltar button

A gama ideal para medição da velocidade situa-se na gama de 0.23 a 6.1 m/s.