Notícias
- Detalhes
- Publicado: Quarta, 27 Agosto 2014 09:17
BHB FORNECE CEMS para A REFINARIA DE SINES
A BHB foi seleccionada pela GALP, S.A. para o fornecimento do Sistema de Monitorização em Contínuo de Emissões da Chaminé Principal da Refinaria de Sines.
A Petrogal, S.A. mantendo a sua confiança na longa parceria que tem com a BHB, adjudicou o fornecimento do novo sistema de monitorização de emissões na Chaminé Principal da Refinaria de Sines.
O projecto contempla o fornecimento de um sistema completo de análise ABB ACF-NT para monitorização em contínuo de SO2, NO, NO2, CO, CO2, H20, HCl, HF, O2 e COVs.
Este sistema de medidas de emissões multi-componente combina um inovador espectrómetro FTIR com um módulo de análise FID e um módulo de análise de Dióxido de Zircónio.
O teor de H2S, face à muito reduzida gama de medida bem como devido às interferências cruzadas com os outros gases presentes nas emissões a analisar, será medido como SO2 pelo sistema de análise ABB ACX, tecnologia já implementada e largamente comprovada na Refinaria do Porto ou na Indústria da Pasta e Papel, onde este componente é passível de ser monitorizado em contínuo. Após injecção de reagente na via do frigorifico responsável pela remoção da humidade presente no gás, estaremos livres da presença de SO2, continuando o H2S presente, dado ser insolúvel na solução de reagente injectada. Após a amostra se encontrar seca e limpa, passará por um forno de reacção a uma temperatura controlada de 900°C, onde o H2S será transformado em SO2, sendo posteriormente analisado num módulo de análise NDUV (Não Dispersivo de Ultravioletas).
O sistema de monitorização de emissões incorpora igualmente um medidor de partículas, caudal, pressão e temperatura.
Todos os sistemas de análise bem como os necessários armários de distribuição e interface de alimentações e sinais, bem como o sistema de comunicações de dados, serão instalados no interior de um shelter localizado na base da chaminé .
Tratando-se de um fornecimento em regime chave-na-mão, serão desenvolvidos trabalhos de mecânica de elevado grau de complexidade, nomeadamente, o fornecimento de contra flanges, suportes mecânicos, caminhos de cabos e utilidades e passagem de fibra óptica em nova tubagem de inox.
Também a montagem eléctrica ficará a cargo da BHB, responsável pela passagem integral dos cabos de alimentação, dos cabos de sinais (analógicos e binários) bem como de todas as utilidades necessárias à aplicação (alimentação eléctrica, ar de instrumentos e padrão de calibração). Chamamos a atenção para o elevado grau de complexidade da montagem, que face ao layout da chaminé e da plataforma de amostragem (a uma cota superior a 100 metros do solo), obrigará à execução de tarefas em rappel por escaladores certificados.
O cronograma de projecto aponta um período de 14 semanas, contemplando este período o Comissionamento, os Ensaios e a Formação da equipa técnica do Cliente.
Para mais informações sobre as nossas ofertas integradas, consulte Soluções Chave na Mão na secção de Serviços.